No campo da pesquisa são observados muitos estudos realizados sobre o desenvolvimento infantil e essa dinâmica da vida escolar. A brincadeira tem sido apontada nessas pesquisas como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança.
As brincadeiras são muito mais do que momentos de diversão descompromissados. Com o estímulo certo, ajudam a criança a entender melhor o mundo. Uma criança que se distrai empurrando uma caixa acaba descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar e a consolidar a auto-estima, autonomia e a identidade.
As brincadeiras de faz-de-conta representam experiências da vida real e acabam trazendo à tona os desejos, as preocupações e os medos infantis. O brincar, assim, como os jogos desenvolvem a linguagem e as habilidades sociais, pois levam as crianças a negociarem entre si as regras e a divisão de papéis.
Por falar nisso, você já brincou hoje? Por acaso lembra-se da sua infância? Como ela era? O que você mais gostava de brincar? Que sentimentos o brincar lhe proporcionava? Então, pensando nisso, nestas experiências significativas ou não da infância, vamos [re] significar o brincar, pensar e refletir sobre este espaço e tempo da situação lúdica e como isso vem acontecendo dentro das escolas e dos lares.
* Trecho extraído do texto escrito por Danusa Cunha - Trabalho de Conclusão de Curso/ Licenciatura em Pedagogia/Faculdade de Educação/UFRGS.
Oi Danusa!!
ResponderExcluirAmei o teu blog!!!
Tenho um blog tb sobre ed. infantil: http://61ptedei.blogspot.com/ Coloca no teu blo como favoritos!!
Vou add o teu e podemos virar GRANDES BLOGUEIRA!!! ahahah
Bjão!!!
Olá, Paula!
ResponderExcluirQue bom que você gostou!
Estive visitando o teu Blog tb e adorei!!!
BEIJÃO!