segunda-feira, 31 de maio de 2010

Psicopedagogia e tecnologia educacional: um prazer em aprender!

O aprender e o ensinar são processos permanentes e dinâmicos! Na psicopedagogia esta visão não é diferente e associada às novas tecnologias, como o computador e softwares educacionais tornam-se instrumentos de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos. Sendo assim, um recurso tecnológico que pode auxiliar o psicopedagogo tanto no diagnóstico de dificuldades de aprendizagem quanto nas intervenções, seja num contexto clínico, escolar ou institucional.
Na atualidade, sabe-se que a tecnologia está cada vez mais inserida no contexto social das crianças e adolescentes, bem como no cotidiano dos adultos. Desta forma, os hardwares e os softwares dispõem de diferentes ferramentas, recursos e espaços para que o indivíduo possa jogar/ brincar e construir estratégias, hipóteses, ideias e reflexão sobre o conhecimento, sendo que tudo isso se dá através da ação lúdica.
Nesse sentido, pode-se dizer que os softwares educacionais e a psicopedagogia apresentam diversas oportunidades de aprendizagens e proporcionam ao indivíduo aprender com prazer! Pois amplia o desenvolvimento da criatividade, percepção, autonomia, raciocínio lógico matemático e é um meio de expressão, que a criança pode utilizar para mostrar o que sabe ou o que seja saber. 
Os computadores e os programas desenvolvidos podem se tornar um recurso educacional capaz de possibilitar aprendizagens significativas para o indivíduo com ou sem dificuldades de aprendizagem. Contudo, se faz necessário o uso correto desta tecnologia como recurso pedagógico, como a seleção de habilidades, competência e conhecimentos adequados para auxiliar o sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
* Acadêmica do Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Metodista – IPA. Estudo e reflexão elaborados como requisito de avaliação para Disciplina de Psicopedagogia e Novas Tecnologias. Professora Ms. Elisângela S. Ribas.

3 comentários:

  1. Tem selinhos PRA VC LÁ NO MEU BLOG! ABRAÇOS, GISELE

    www.kidsindoors.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o teu blog Danusa, tu já é profissional!!! Um beijo

    ResponderExcluir
  3. estou no inicio de uma especialização e adorei encontrar boas informações no teu blog.voltarei outras vezes!

    ResponderExcluir

Leia também...