quarta-feira, 27 de julho de 2011

BRINCADEIRA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

A brincadeira espontânea e agradável leva a criança a expressar seus
impulsos instintivos, e dessa forma, serve como elemento encorajador e de
orientação que, se bem usado, auxilia no desenvolvimento oportuno da inteligência, fazendo com que sejam apuradas as emoções e as suas vontades, individualidade e sociabilidade. Assim, a brincadeira é importante para incentivar não só imaginação e afeto nas crianças durante o seu desenvolvimento, mas também para auxiliar no desenvolvimento de competências cognitivas e sociais.

Ao usar a brincadeira como recurso pedagógico, deve-se ter presente que na
expressão e construção do conhecimento, a criança apropria-se da realidade
imediata, atribuindo-lhe significado. Assim, alunos com dificuldades de
aprendizagem podem valer-se da brincadeira como recurso para facilitar a
compreensão espontânea dos conteúdos pedagógicos, rompendo com velhos preconceitos em relação a uma disciplina ou outra.

Para que isso se efetive é necessário valorizar simultaneamente as
características gerais do desenvolvimento infantil e as particularidades da ação
daquela criança que está sendo estimulada no contexto da brincadeira.

Enfatize-se que ao brincar, uma criança dá muitas informações e comunica, por meio da ação, sua forma de pensar, e o observador precisa estar preparado para reconhecer nas atitudes das crianças, ações ou procedimentos que retratem os indícios dos critérios necessários para uma boa formação cognitiva, e até afetiva-social do aluno. Em síntese, as brincadeiras expressam possibilidades de uma pedagogia diferenciada das normalmente aplicadas, permitindo ao professor criar e gerir situações de aprendizagem mais condizentes com as atuais condições educacionais.

Para saber mais, acesse o artigo na integra: http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf

Fonte: Belane Rodrigues de Melo
(Licenciada em Psicologia e Pós-graduada em Psicopedagogia. Atualmente é professora de Psicologia da Educação e Aprendizagem e Educação Especial, na FAE – Faculdade das Águas Emendadas; a autora é mestranda em Educação na UCB – Universidade Católica de Brasília – DF).

Um comentário:

  1. Adorei o post. Criança saudável é criança que brinca!! Eu sempre incentivo os brinquedos educativos (http://www.tricae.com.br/brinquedos/) para meus filhos, acho super importante eles aproveitarem a infância ao envez de ficarem em smartphones ou ipads, aff kkk
    Bjss!!

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