sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TANGRAM: DE SIMPLICIDADE DO MATERIAL À COMPLEXIDADE DA REFLEXÃO*

Danusa Cunha**
       Este texto apresenta uma reflexão de alguns aspectos que constituem o ensino e a aprendizagem do raciocínio lógico através do lúdico, a partir da leitura do texto “Tangram: de simplicidade do material à complexidade da reflexão”. Sendo também, um convite aos leitores interessados pelo assunto. 
        Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, alguns dizem que um monge chinês quebrou um espelho e ao tentar remontá-lo, percebeu que as sete peças que se formaram poderiam ser remanejadas de diversas formas, criando inúmeras figuras. Click no link ao lado para conferir a Lenda do Tangram (http://www.jogos.antigos.nom.br/tangram.asp).
          Tangram é um quebra-cabeça chinês, formado de sete peças geométricas oriundas de um quadrado (dois triângulos grandes, dois pequenos, um médio, um quadrado e um paralelogramo - como ilustra a figura a baixo). Como recurso de aprendizagem, o uso do jogo Tangram, apresenta a matemática de uma forma lúdica, simples e desafiadora, pois tanto as crianças, adolescentes ou adultos, necessitam planejar, desenvolver estratégias, utilizar a criatividade e memória para solucionar as situações problemas, ou melhor, resolver os desafios do brincar, brincando. 
       Além disso, vários conceitos matemáticos podem ser vivenciados, como: identificação, comparação, classificação, raciocínio lógico, desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas, imaginação, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Por tanto, o uso deste jogo em sala de aula ou em um consultório psicopedagógico, possibilita ao indivíduo que joga desenvolver e ampliar diversas habilidades e estruturas operatórias. Bem como ampliar a concentração, atenção, observação e memória, através de um material lúdico, buscando de forma prazerosa e interessante, promover a aprendizagem.

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*Capítulo VI, extraído do livro: MACEDO, Lino de. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
**Acadêmica do Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Metodista – IPA. Estudo e reflexão elaborados como requisito de avaliação para Disciplina de Ludopsicopedagogia, Professora Ms. Rosa Eulógia Ramires.
- Quem quiser brincar na internet é só acessar o site RACHACUCA: http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

Um comentário:

  1. Olá Danusa,
    não nos conhecemos pessoalmente.
    Teu blog está muito rico de conteúdos e de recursos, ficou muito interessante. Parabéns.

    abraço

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