terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tecnologia e conhecimento: alterações do comportamento

     Ao longo dos tempos o processo de inovações, segundo Kenski (2007), vem crescendo devido ao raciocínio, inteligência e conhecimento do homem, como por exemplo, a criação e a utilização de diferentes tipos de tecnologias (instrumentos, recursos, ferramentas, etc.). As tecnologias, assim como o conhecimento de determinadas informações, podem alterar comportamentos, como a própria autora diz “tecnologia é poder” (2007, p. 15). Através de um resgate histórico, a autora do livro “Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação”, apresenta inúmeros exemplos de como a tecnologia transformou o homem e vice versa, como o homem transformou a tecnologia.
     O telefone é uma tecnologia utilizada a pouco tempo, em se tratando de história,  mas que já não nos imaginamos sem ele, por já ter incorporado no nosso dia-a-dia. Lembrando, que inicialmente o telefone era visto como um invento inacreditável, um aparelho eletroacústico e inacessível para a maioria. A partir de 1883, no Rio de Janeiro, os primeiro telefones foram instados no Brasil, já no Rio Grande do Sul, foram instalados a partir do ano de 1885.             Hoje cada vez mais, o telefone móvel, vulgo celular, nos possibilita interagir e estar conectado ao que esta acontecendo, seja ligando e recebendo a ligação, ou através de uma simples mensagem sms ou acessando a internet  e enviando e-mail, tweet, entre outras funções e recursos. 
     Tomei a liberdade de fazer uma brincadeira com o uso do telefone, através da tecnologia de antigamente e a atual, para pensarmos na sua evolução e utilização. Como ficaria então?
 
     Contudo, é necessário não lançarmos um olhar etnocêntrico para tal fenômeno (comportamento), pois devemos considerar o meio social, cultural, econômico e político dos indivíduos em questão, para depois analisarmos as razões e as finalidades da utilização de recursos tecnológicos e as alterações de comportamentos. Por exemplo, a autora cita no texto questões históricas, como o momento revolucionário quando alguns primitivos deixaram de lado o machado de madeira e pedra, para utilizar lanças e setas de metal para guerrear, buscando ampliar seus domínios e riquezas, tornando-se uma ação extremamente importante para a evolução humana, embora hoje, nos pareça tão óbvio para sobrevivência, assim como o telefone/ celular.
Referência:  
KENSKI, Vani. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, Papirus, 2007. Disponível no "Google Books".

3 comentários:

  1. Oi,

    Sei que pode parecer não combinar muito comt eu blog, mas tem selinho pra ti no Desconstruindo a Mãe... que tal topar a brincadeira?

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. OI Danusa,
    cheguei aqui pela indicação de selinho da Ingrid e amei o seu blog.
    Já estou te seguindo.
    beijos
    Chrus
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Somos a CIA BONECAS DE PANO!!!
    Achamos muito interessante seu blog!!! Brincar é bom mesmo e delicioso!!! Parabéns!!! Já somos seguidoras... segue a gente também no nosso blog. é um blog de contação de histórias, teatro, damos dicas de livros e muito mais!!!
    www.ciabonecasdepano.blogspot.com
    Beijos das Bonecas...

    ResponderExcluir

Leia também...